• info@outdoorarts.pt

Apresentação do manual de boas práticas

Manual de boas práticas para a organização de eventos artísticos no espaço público

LANÇAMENTO

19 novembro 2021
15h00

Café-concerto
ESMAE, Porto

O ano 2021 termina com o lançamento de uma edição que foca boas práticas internacionais para a organização de eventos artísticos no espaço público, colocando-as em linha de comparação com a informação legal, de licenciamento, de avaliação de risco, de planos de segurança, ou meramente de planos de produção adaptados à realidade portuguesa, constituindo um suporte ativo para a capacitação dos agentes artísticos e promotores neste domínio criativo.

O projeto editorial foca uma componente de investigação histórica e de boas práticas, exposta em contraponto com o contexto legal e regulamentar nacional, através de estratégias colaborativas e transdisciplinares, envolvendo convidados com diferentes perfis e experiências no contexto da criação artística para o espaço público.

O “manual de boas práticas para a organização de eventos artísticos no espaço público” é um projeto financiado pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, e conta com uma equipa de conteúdos composta por:
– Coordenação editorial: Bruno Costa e Daniel Vilar;
– Introdução e posicionamento: Stéphane Segreto-Aguilar (coordenador da Circostrada Network);
– Contexto histórico e estado da arte: António Franco de Oliveira (diretor da Radar 360);
– Espaço público, comunidade e interligações: Luís Sousa Ferreira (diretor do 23 Milhas e fundador do Bons Sons);
– Contexto legal e regulamentar: Alexandra Saraiva Fonseca;
– Desafios e perspetivas futuras: Jordi Duran Roldós (Universidade de Girona);
– Prefácio: coordenado por Madalena Victorino e Matilde Real;
– Posfácio: Álvaro Domingues.

O lançamento do manual decorre no dia 19 de novembro, no Porto. A edição impressa será distribuída pelos agentes profissionais do setor das artes de rua e remetida a todos os municípios nacionais, bibliotecas municipais e de especialidade, promovendo uma ação de sensibilização para as características específicas e distintivas deste domínio artístico.

No dia 19 de novembro, o manual ficará também disponível de forma digital e gratuita através do website www.outdoorarts.pt.