Data:
.
.
Tag:
Local:
Mais info:
-
Outdoor Arts Portugal é uma plataforma interdisciplinar, promovida pela Bússola, destinada aos agentes criativos e de produção profissionais nos domínios das artes performativas em espaço público e circo contemporâneo em Portugal. Em 2024, têm início os laboratórios Outdoor Arts Portugal, um programa imersivo que funde pensamento e práticas artísticas contemporâneas, alinhado com as preocupações sociais e de sustentabilidade na criação artística para o espaço público. Esta iniciativa visa contribuir para a inovação estética e dramatúrgica das artes de rua, valorizando o “espaço comum” numa noção polivalente de espaço público enquanto local de encontros, considerando a tríade entre o lugar, o artista e as pessoas. O programa desenvolve-se num misto de masterclass e debate, a partir da experiência dos convidados, em discurso direto com os participantes, promovendo um debate aberto e construtivo.
Ponta Delgada
12 julho 2024
Duração: 4 horas
Horário: 18:00 às 22:00 [inclui jantar de networking]
Painel: Luís Sousa Ferreira e Sofia Botelho
Custo de inscrição: 12,50€ (inclui jantar)
Luís Sousa Ferreira é fundador e diretor da Riscado, um projeto artístico que valoriza a relação das artes com o território e as comunidades. É adjunto da direção artística do Teatro Nacional D. Maria II e diretor do 23 Milhas, projeto que agrega os quatro espaços culturais do Município de Ílhavo e restantes eventos culturais. Foi consultor artístico e de comunicação da Braga’27 – candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027. É docente no curso de Programação e Produção Cultural, na ESAD das Caldas da Rainha; e diretor artístico do projeto Aldear, na região do Tâmega e Sousa. Formado em Design Industrial, foi comissário cultural na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, assumiu a coordenação de produção e desenvolvimento da experimentadesign e trabalhou no Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (CENTA) como produtor cultural. Foi também fundador e diretor artístico do BONS SONS, festival comunitário de música portuguesa, em Cem Soldos – Tomar, e cofundador do colectivo-mente. Foi ainda membro do grupo de trabalho de aperfeiçoamento do Modelo de Apoio às Artes e, desde 2019, é membro do conselho consultivo do Pavilhão de Portugal na Expo 2020, no Dubai, e cronista na revista Gerador.
Sofia Carolina Botelho trabalha como programadora e mediadora cultural em São Miguel, Açores. Estudou Belas-Artes - Escultura com Mestrado em Museologia e Museografia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Atualmente coordena o Serviço de Mediação do Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas. É vice-presidente da Anda&Fala - Associação Cultural, onde é co-diretora artística do Walk&Talk - Festival de Artes. Trabalhou como cenógrafa e marionetista na companhia “La Boule Bleue”, em Champagne-Ardennes, pelo Festival internacional de Teatro de Marionetas (ao abrigo do programa Eurodisseia), e foi conservadora da coleção de Desenho Contemporâneo da FBAUL, com uma bolsa de mérito social. Trabalhou como programadora e medidadora cultural desde 2012 em várias instituições culturais em São Miguel como a Biblioteca Tomaz de Borba Vieira, Museu Vivo do Franciscanismo, Teatro Micaelense ou o Museu Carlos Machado, onde coordenou o Serviço Educativo entre 2019 e 2020 e em 2019 co-fundou do Fabric Arts Festival, em Fall River Massachusetts, onde integrou a equipa curatorial até 2022. Tem vindo a participar como oradora em conferências e seminários nas áreas de programação e mediação cultural e artística, relação com públicos e museologia.
Os laboratórios Outdoor Arts Portugal são promovidos em parceria com a Riscado e com o apoio da República Portuguesa - Cultura, através da Direção-Geral das Artes. Esta edição conta com o apoio da Associação Cultural Anda & Fala.
Mais info
Partilhar