O LEME regressa a Ílhavo entre 5 e 8 de dezembro de 2024, através de uma parceria da Bússola com o Município de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas. Em 2024 as pessoas e a sua relação com a criação artística estarão no centro do manifesto da sexta edição do LEME. O alinhamento de programação pretende prosseguir o princípio de valorização do “espaço comum”, enquanto local de encontros, destacando as pessoas como elemento essencial da vivência do espaço público e as suas histórias como ferramenta de memória e de humanização do espaço comum.
Reforçando o posicionamento internacional do festival enquanto plataforma de disseminação de novas tendências para o circo contemporâneo, na próxima edição o LEME acolhe a etapa final de dois projetos de cooperação europeia, cofinanciados pela União Europeia. No âmbito do BETA CIRCUS (projeto europeu de capacitação de artistas), a comunidade residente no centro de Ílhavo será desafiada a partilhar memórias com Melody Nolan [NL], Omer van Soldt [NL] e WETUMTUM [PT] com o objetivo de criar um projeto artístico participativo original multidisciplinar que, a partir do circo e da música, abre novos caminhos no circo participativo. Por outro lado, o projeto Hand to hand (projeto exploratório para o circo europeu) vai desafiar o contexto socioeconómico do Cais dos Bacalhoeiros para o desenvolvimento de criações artísticas de circo em espaços não convencionais que refletem sobre a ecologia social e a sustentabilidade dos sistemas de produção. Depois de um longo processo de investigação e criação, oito artistas europeus irão apresentar os seus protótipos criativos no programa da próxima edição do festival.
De forma complementar, o CIRCUS FORUM voltará a transformar Ílhavo num ponto de encontro profissional de dimensão europeia para debater os desafios futuros do circo e a sua relação com outros setores de atividade e outros domínios criativos.
Mais info
Partilhar