• info@outdoorarts.pt

Conversa: Criação artística em espaço rural – 30 junho 2020 – ONLINE

Criação artística em espaço rural

ONLINE
OUTDOOR ARTS TALKS

CONVIDADOS:
Bruno Martins, Teatro da Didascália
Luís Sousa Ferreira, 23 Milhas

30 junho 2020
18h30 às 20h00

ONLINE via ZOOM

A conversa será acompanhada por intérprete de língua gestual portuguesa.

Inserido no Paisagem Efémera, Teatro da Didascália.

PROMOTOR:
Bússola

APOIO:
Fundação GDA

PARCERIA:
Teatro da Didascália

A relação do corpo humano e das suas manifestações artísticas com a paisagem rural. Uma partilha de experiências e potencialidades, abrindo perspetivas de intervenção diferenciada, descentralizada e simbiótica.

Bruno Martins é ator por formação, criador transdisciplinar por convicção e indisciplinado por natureza. O teatro é a linguagem de onde parte à descoberta de novas formas que se cruzam muitas vezes com a dança, a música e o circo. Tem fobia dos foyers de teatros em dias de estreia e uma enorme falta de vocação para fazer conversa. À parte disso, é fundador e diretor artístico do Teatro da Didascália desde 2008. É no âmbito desta estrutura artística que desenvolve o seu trabalho enquanto artista, criando obras com regular circulação pelo território nacional e com apresentações pontuais ao nível internacional em países como: Espanha, França, Lituânia, Brasil e Turquia. Paralelamente ao seu trabalho enquanto criador, dirige e programa o Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous. Foi responsável pela programação do encontro de teatro Territórios Dramáticos entre 2017 e 2019, e pela criação entre 2013 e 2016, do Contos d’Avó – festival itinerante de narração oral, desenvolvido nas freguesias rurais de Vila Nova de Famalicão. Entre 2018 e 2019, a convite da ACE – Escola de Artes, foi responsável pela estruturação e direção do Curso de Circo desta escola.

Luís Sousa Ferreira é Diretor do 23 Milhas, projeto que agrega os quatro espaços culturais do Município de Ílhavo e restantes eventos culturais. Fundador e diretor artístico do BONS SONS, festival comunitário de música portuguesa, entre 2006 e 2019. Foi comissário cultural na Comunidade Interurbana do Médio Tejo, com destaque para o projeto intermunicipal “Caminhos” (2017-2019). Assumiu a coordenação de produção e desenvolvimento da experimentadesign (2013-2015) e colaborou com esta entidade tanto na área de produção e desenvolvimento da Bienal EXD, como na programação regular do Palácio Quintela e do Convento da Trindade (2009-2013). Foi produtor cultural no Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (CENTA – 2006-2008), tendo sido ainda responsável pela coordenação e produção do projeto “Experimenta o Campo 06/09”. Em 2018, foi membro do Grupo de Trabalho de Aperfeiçoamento do Modelo de Apoio às Artes. Desde 2019, é Membro do Conselho Consultivo Portugal Expo 2020 Dubai. É ainda cronista na Revista Gerador.