• info@outdoorarts.pt

Masterclass: Ana Bragança – 2 junho 2022 – Odivelas

Masterclass: Mediação cultural e comunidade. A importância do espaço público.

CAPACITAÇÃO 2022
OUTDOOR ARTS PORTUGAL

FORMADORA:
Ana Bragança

2 junho 2022
10h30 às 19h00

Centro Cultural da Malaposta
Odivelas

PÚBLICO-ALVO:
Artistas emergentes e produtores com especial foco na intervenção artística no espaço público

DURAÇÃO: 7 horas

INSCRIÇÃO: 15€

LOTAÇÃO MÁXIMA: 20 participantes

PROMOTOR:
Bússola

APOIO:
República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes
Centro Cultural da Malaposta

A comunidade como “o sentimento de nós” propõe uma visão simultaneamente poética e aglutinadora dos vários tipos de laços que compõe uma comunidade. Esta definição de Ferdinand Tonnies orientará a discussão e a abordagem deste encontro, numa perspetiva de trabalho colaborativo e informal.

A partir desta ideia de “nós”, a disponibilidade para a escuta passa a fazer parte integrante da prática de mediação e de cocriação artística, uma vez que o trabalho fica mais horizontal e acomoda com outra liberdade o debate, o confronto de ideias, o compromisso.

Que práticas, que princípios e que processos devemos adotar nesse sentido?

Nesta formação partilharemos boas práticas e ferramentas que nos ajudem a desenvolver um trabalho de mediação efetivo, acessível e democrático. Trabalharemos ainda diferentes métodos de incentivo à implementação de práticas artísticas participativas, promovendo o desenvolvimento de projetos de cocriação em espaço público e em comunidades diversas.

Ana Bragança é cofundadora da Ondamarela, estrutura artística que encontra nas pessoas e nos lugares a inspiração para o desenvolvimento de projetos artísticos, sociais e educativos, galardoada com o Prémio Acesso Cultura 2019 – Acesso Social e Intelectual.

É gestora cultural, especializada em projetos de mediação e envolvimento comunitário. É consultora para o programa de auscultação e mediação da Braga’27, cidade candidata a Capital Europeia da Cultura. Foi gestora de projeto n’A Oficina, em Guimarães, onde coordenou a incubadora de indústrias criativas da Plataforma das Artes e da Criatividade. Colaborou com o serviço educativo do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e co-concebeu e co-coordenou o West Way Lab Festival 2014.

Fez parte da direção executiva da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, onde coordenou a área de acolhimento e marketing. Foi consultora na empresa Opium e integrou a equipa que desenvolveu a adenda à Candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura.

É licenciada em Arte e Património pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e pós-graduada em Gestão do Património.