#9. Gerir uma rede é como brincar com um elástico

Lorem ipsum dolor sit amet

#9. Gerir uma rede é como brincar com um elástico

Data:

28

.

10

.

2024

Autor:

Alice Greenhill

Palavras-chave:

rede, coletivo, envolvimento
#9. Gerir uma rede é como brincar com um elástico

Fazer o melhor possível com o recurso limitado (e elástico) do tempo


Numa rede, o encontro coletivo é algo excepcional. Dentro da rede Zirkus ON, encontramos-nos, no máximo, em dois ou três eventos por ano. Isto confere a cada atividade um sentido de reencontro e celebração.


A agenda de cada evento deve ser relevante para o coletivo e proporcionar um bom motivo para a participação dos membros, sabendo que os melhores eventos de networking são aqueles com mais tempo para conversas informais. Para a Zirkus ON, é essencial oferecer muitos espaços para conversa informal, permitindo que a magia dos encontros aconteça e que se construam relações duradouras. Este é o princípio fundamental das reuniões anuais de apresentação dos artistas apoiados, logo após a seleção do júri, para que estes apresentem os seus projetos e conheçam pessoalmente os membros da rede desde o início do processo de criação.


Numa rede, o tempo disponível para participar em conversas, trabalhar colaborativamente num tópico específico e/ou aumentar o envolvimento com outros membros é muito curto. Como a Zirkus ON visa desenvolver um programa de cocriação em conjunto com os membros da rede, a equipa de coordenação prepara propostas que são discutidas durante a nossa reunião geral anual e votadas pelos membros da aliança. É bastante desafiante partilhar as informações mais recentes, desenvolver um programa em conjunto e fazer com que todos estejam de acordo e satisfeitos dentro deste curto espaço de tempo. Se necessário, dinamizamos grupos de trabalho temporários para continuar a trabalhar nas sugestões, através de reuniões online com um pequeno grupo de membros. Uma vez de volta a casa, o desafio é encontrar a frequência certa para a comunicação de forma a manter os membros da rede atualizados. Uma vez por ano, a equipa da Zirkus ON envia um questionário de feedback aos membros para avaliar e melhorar a forma como trabalhamos em conjunto e obter uma visão geral das opiniões sobre as direções tomadas.


Quanto mais os parceiros se identificam com a rede, mais elástico se torna o recurso do tempo!


A natureza dos vínculos numa rede: relações elásticas


O programa Zirkus ON é atualmente apoiado por dezassete parceiros da rede. Eram apenas seis parceiros na primeira edição do programa, em 2019.


A rede surgiu da ideia de agrupar os recursos disponíveis para apoiar projetos de artes do circo, enquadrados na paisagem das artes performativas na Alemanha, onde não havia financiamento dedicado ao circo. Naquela altura, praticamente não havia oportunidades de residência para projetos de circo na Alemanha. O programa era gerido por uma equipa composta pelos artistas Kolja Huneck e Andree Wenzel de forma voluntária. Alguns parceiros ofereciam o seu espaço para residências, outros ofereciam o seu palco para apresentações, alguns artistas e membros do BUZZ colaboravam como mentores. Na maioria das vezes, não havia dinheiro envolvido no processo. Todos os recursos disponíveis eram utilizados e cada contribuição tinha um enorme impacto.


Desde o início, é o compromisso de todos os membros da rede que torna o Zirkus ON forte. Os nossos membros incluem espaços de residência, festivais, teatros, uma associação nacional e uma revista. Todos têm perfis diferentes, variados tipos de recursos e distintas realidades que precisamos considerar na dinâmica da rede. Como coordenador da rede, o mais importante é saber quais conhecimentos, áreas de especialização, valor acrescentado e motivações que cada membro traz para a rede, para poder ativá-los quando necessário.


Os membros da rede estão unidos pelo desejo comum de tornar as artes do circo mais visíveis, melhorar a qualidade do circo contemporâneo produzido na Alemanha e melhorar as condições de trabalho para os artistas e criadores. O Zirkus ON deseja construir relações pessoais duradouras e uma comunidade que se sinta como uma grande família. O ser humano por trás da instituição é muito mais importante para nós do que a própria instituição. Apesar da abertura e calor da rede, essas aspirações tornam a integração de novos membros bastante desafiante e um processo longo.


A aliança cresceu bastante rápido nos primeiros cinco anos do programa de criação e a questão sobre o tamanho certo continua a acompanhar-nos. Quanto maior a rede, mais difícil será manter contato regular com cada membro e mobilizar os recursos existentes. É preciso aceitar que as relações numa rede são como um elástico: elas variam ao longo do tempo. Para a Zirkus ON, isso depende dos projetos que estamos a implementar, com quais parceiros, e das necessidades dos artistas selecionados para as suas criações.


Nos últimos seis anos, não só a rede Zirkus ON cresceu, mas também o panorama das residências e as oportunidades de financiamento para as artes do circo na Alemanha. Desde 2022, a Zirkus ON tem sido financiada pelo Comissário do Governo Federal para a Cultura e os Meios de Comunicação como parte do programa “Verbindungen fördern” da Associação Federal das Artes Performativas Independentes da Alemanha. Com a profissionalização e a estruturação da organização, as principais necessidades passaram de “tudo o que estiver disponível e possa ajudar” para a inteligência coletiva, partilha de conhecimento e espaços de criação. Isso levou-nos a relações mais distendidas, mas não necessariamente menos intensas.


É este o desafio de uma rede: encontrar a forma certa de esticar ou apertar o elástico conforme necessário. Um processo de aprendizagem por experimentação.


*O Zirkus ON é a rede de criação para artes do circo na Alemanha.


Fotografia: Kolja Huneck


Alice Greenhill

Alice Greenhill é a diretora-geral da Zirkus ON. Apaixonada pelas artes do circo, em 2019 fez uma mudança de carreira do setor empresarial para o setor do circo, juntando-se à associação nacional de circo contemporâneo na Alemanha, "BUZZ".

Partilhar

#9. Gerir uma rede é como brincar com um elástico

Quer receber novidades regularmente?

#9. Gerir uma rede é como brincar com um elástico

Interessado em saber mais sobre a Outdoor Arts Portugal?

Contactos

Promotor
Promotor
Apoio
Apoio
Apoio