• info@outdoorarts.pt

XTRAX Shorts online

Candidaturas abertas

INTERNACIONAL 2021
OUTDOOR ARTS PORTUGAL

25 e 26 FEVEREIRO 2021
NOVA DATA A ANUNCIAR

12h00

ONLINE

PROMOTOR
XTRAX

PARCERIA
Bússola
Tête-â-Tête

FOTOGRAFIA
Dina Rito (Asas D’Areia, de Teatro do Mar)

Nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2021, a XTRAX, em parceria com o Tête-à-Tête, o maior festival internacional de teatro de rua da Alemanha, e a Bússola, promove a primeira edição virtual dos XTRAX Shorts, eventos que visam a promoção de novos trabalhos artísticos. Esta edição destina-se a artistas/companhias com projetos artísticos novos destinados ao espaço público e aptos para circular no verão de 2021.

Os artistas portugueses interessados em participar deverão efetuar a sua candidatura até ao meio-dia (12h00 GMT) dia 30 de dezembro 2020. O evento decorre em inglês para um público profissional internacional, pelo que candidatura e apresentações dos projetos selecionados devam ser efetuados obrigatoriamente em inglês. CANDIDATURA.

O que são os XTRAX Shorts?
XTRAX Shorts é um evento que funciona como uma plataforma para artistas e companhias apresentarem o seu trabalho a promotores, produtores e profissionais das artes rua, com objetivos de circulação, coprodução ou outras formas de apoiar o desenvolvimento dos projetos apresentados. Os artistas apresentam-se em modelo de pitch (apresentação curta com duração de 5 minutos). Para programadores e produtores esta é uma oportunidade de se relacionar com colegas do circuito internacional e descobrir novos trabalhos artísticos com origem geográfica na Alemanha, Reino Unido e Portugal.

Como efetuar a candidatura?
As candidaturas de artistas portugueses deverão ser efetuadas através de formulário próprio (AQUI) e apresentadas em inglês, até ao meio-dia (12h00 CET) do dia 30 de dezembro 2020. Os projetos serão avaliados na semana subsequente e a lista de projetos selecionados para apresentação será divulgada no dia 15 de janeiro 2021. A seleção será efetuada com base na qualidade e originalidade das propostas, em balanço com a disponibilidade para circulação no verão de 2021, a evidência de que o projeto se adequa a possíveis limitações pela pandemia em curso e a garantia de que o artista ou companhia dispõe das condições para efetuar uma adequada apresentação em inglês.

Quem se pode inscrever?
Qualquer artista ou companhia de Portugal, com trabalho em qualquer disciplina artística, desde que apresente um projeto dirigido ao espaço público, novo e apto a circulação/difusão no verão de 2021.

Que projetos podem ser apresentados?
Novos espetáculos disponíveis para difusão no verão de 2021. Serão priorizados projetos em estreia no ano 2021 ou do ano 2020 com reduzida circulação. Devido a possíveis limitações causadas pela pandemia COVID-19 em 2020, estamos particularmente interessados ​​em apresentar trabalhos de artistas e companhias que consideram seus trabalhos atualmente seguros para apresentação, de acordo com as normas em vigor.

Como serão apresentados os projetos?
O evento será realizado virtualmente através da plataforma Zoom. As apresentações não devem durar mais do que 5 minutos no total. Os pitchs serão pré-gravados com um membro da equipa XTRAX e posteriormente exibidos no dia do evento. Após a apresentação, os artistas e companhias participantes serão convidados para uma breve sessão de perguntas e respostas, em direto, com os delegados internacionais, que farão algumas perguntas para descobrir mais sobre o trabalho apresentado.